segunda-feira, 12 de maio de 2014

Plano de Aula: Abastecimento de Água

                                           
Introdução
O abastecimento de água é feito por meio da retirada da água bruta do meio ambiente, recebendo um tratamento adequado para torná-la potável antes de ser distribuída aos consumidores.
Objetivos:
Perceber a importância da água e como estamos desperdiçando este recurso tão precioso.
Conhecer os meios de abastecimento de água em nossa cidade.
Proporcionar momentos de discussão e solução para os problemas da escassez de água em nossa região.
Tempo estimado
15 dias (três semanas)

Séries
1º e 2º ano
Materiais necessários

Cartolina, papel ofício, tinta guache, pincel, lápis de pintar, sucata e data show.

Eixo de Leitura
Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessário à leitura.
Saber decodificar palavras pequenas textos escritos.
Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento do seu suporte.
Ler oralmente textos apropriados para as séries iniciais.

Eixo de Desenvolvimento da Oralidade
Usar a Língua falada em diversas situações escolares, buscando empregar a variedade.
Respeitar as diversidades de falas e expressões orais manifestadas pelos colegas.
Ter participação ativa nas atividades realizadas em sala.

Eixo de produção escrita
Produzir textos escritos respeitando o gênero pedido, o princípio alfabético e as regras ortográficas.

Desenvolvimento das Atividades

 1º Momento

      Iniciar uma conversa sobre a água: De onde vem à água? Como ela chega a nossa casa pronta para o consumo? Como devemos utilizá-la? O que podemos fazer para economizar água?
      Entregar um cartão em branco para que cada criança escreva uma forma de utilização da água em casa com a seguinte pergunta: - Como você e sua família utilizam a água em casa.
     Pedir que as crianças leiam suas respostas e expor em cartaz. Fazer uma lista com as respostas dadas pelas crianças.
      Apresentar um cartaz com a música “Peixe vivo”.  Antes de realizar a leitura pedir que algumas crianças identifiquem alguma palavra conhecida, realizar a leitura da mesma com o grande grupo, circulando-a no cartaz.
      Realizar a leitura do cartaz e em seguida cantar a música com a turma. Apresentação da música em slide.
      Pedir que as crianças escolham uma palavra do para ser estudada em outro momento.
      Atividade com texto fatiado da música.

2º Momento

     Realizar atividade de segmentação e número de letras e sílabas com a palavra do texto, escolhida pela turma (PEIXE).
    Trabalhar som inicial e final da mesma, recorte e colagem de palavras com a letra “P”, separadas em colunas de acordo com o som inicial.
      Ler com a turma algumas curiosidades sobre os peixes, em atividade xerocada.
      Atividade de leitura, realizada pelos alunos de forma individual e coletiva: “Curiosidades sobre os peixes.” Comentários feitos pelos alunos sobre as curiosidades lidas.
    Dando continuidade a atividade de Leitura, com atividade xerocada do texto O Fugitivo, seguido de caça-palavras.

3º Momento

         Inciar com a Leitura Deleite do texto “Peixe Palhaço”. Em seguida, uma atividade xerocada de Matemática “Contando Peixinhos”, realizada em grupos de quatro ou seis crianças.
         Questionar os alunos quanto à chegada da água as nossas residências: Como vocês acham que a Água chega as nossas casas? De onde ela vem? Você sabe o que é ETA? Já visitou a ETA de nossa cidade? ...
      Assistir ao vídeo do You Tube: “A turma da Clarinha e o ciclo da Água”. Constatar as hipóteses das crianças relacionando-as com os novos conhecimentos. Produção de texto, recontando o que aprenderam sobre o ciclo da água.

     4º Momento

     Produção de pequenas maquetes representando o percurso que a água faz dos rios e das barragens até as nossas casas, realizada com material reciclado: papel, papelão, garrafa...

    5º Momento

    Cantar com a turma a música “Se eu fosse um peixinho...”, comparando-a com a música “Peixe Vivo”:
-Quais as semelhanças e diferenças entre elas?
     Listar as respostas no quadro e realizar a leitura da mesma, escrevendo no caderno.
      Fazer uma paródia coletiva da música “Peixe Vivo”. Cantar a paródia.
      Expor outros tipos de paródia no quadro e em seguida pedir que façam uma paródia com a tela “O Grito”, focando a utilização ou o desperdício de água no planeta (com tinta guache).

6º Momento

Leitura do livro “O mundinho azul”. Antecipar a leitura mostrando a capa do livro e fazendo perguntas: - Alguém já leu este livro? – Qual é o titulo dele? Sobre o que ele fala?...
     Realizar a leitura do livro e logo em seguida realizar continuar os questionamentos:
      - Quais as características da água? -Como se dá o processo da evaporação? -Como a chuva acontece? -Vocês lembram como a água chega as nossas casas? – Por que precisamos economizar?
       Atividade xerocada sobre o ciclo da Água

Avaliação
     A avaliação se dará durante todo o processo de aprendizagem, em suas diferentes etapas: nos questionamentos orais, atividades xerocadas, desenhos feitos por eles e demais atividades realizadas.





Atividades Trabalhadas
ESCOLA MUNICIPAL ANA MELO
ALUNO:__________________________________ DATA:___-___-___
PROFESSORA: ROSSANA                       SÉRIE: _____________

Peixe Vivo
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.

Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria.
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria.
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.


Texto Fatiado

Como pode o peixe vivo  

Como pode o peixe vivo  
  
Como pode o peixe vivo  

Viver fora da água fria  

Viver fora da água fria

Sem a tua, sem a tua  

Por me verem assim chorando
 
Sem a tua companhia.  

Por me verem assim chorando
 
Sem a tua companhia.  


   
ESCOLA MUNICIPAL ANA MELO
ALUNO: __________________________ DATA: ___-___-___

                                   Língua Portuguesa
1) Pinto os espaços entre as palavras e reescreva o texto dando espaçamento entre as palavras.

Seeufosseumpeixinho
Seeufosseumpeixinho
Esoubessenadar
Tiravavocêdofundodomar

Mascomoeunãosou,
Eusópossoensinar
Vocêapescar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário