Atividades escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e datas comemorativas. Seja Bem-Vindo(a)!
domingo, 24 de agosto de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
domingo, 10 de agosto de 2014
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
domingo, 3 de agosto de 2014
Livro - Quem vai ficar com o pêssego?
Centro
de Excelência Dom J. J. da Mota e Albuquerque
Professora: Shirley Maria
Professora/Alfabetizadora: Rossana
Márcia
Turma: 2º ano I
2014
O presente relato tem como objetivo,
descrever as atividades vivenciadas nos dias 11, 14, 15 e 16 de julho de 2014,
na Escola Dom Mota, turma do 2º ano I, regida por mim (Rossana Márcia).
No
primeiro momento apresentei apenas a capa do livro, para exploração da
mesma, em seguida uma pesquisa de tabela para saber a opinião das crianças
sobre o questionamento apresentado como título do livro: “Quem vai ficar com o
pêssego?”, partindo da tabela, construímos um gráfico em cartaz e na atividade
xerocada. Dei continuidade à aula realizando a leitura do livro por partes. Após
a leitura e discursão do livro, retornamos ao gráfico para comparar as
respostas das crianças com o resultado final do livro, que na verdade foi
totalmente diferente do que a turma havia pensado, pois a maioria votou no
coelho, o que levantou um novo debate na turma, por fim ficou compreendido que
a lagarta foi mais esperta que os outros e que nem sempre a força ou o tamanho
são suficientes para se conseguir o que quer e sim a inteligência.
Em Língua Portuguesa trabalhamos a
reescrita dos argumentos dos animais em balões e reescrevendo-os com travessão,
focando no texto narrativo por meio de atividade xerocada. As atividades foram
vivenciadas de forma diferenciada, para os que estão em nível silábico
trabalhei escrita de nomes dos animais e separação de sílabas.
No
segundo momento, apresentei o livro em slide e o texto digitado com
atividade xerocada, onde cada um escreveu seu argumento para ser votado pela turma,
e o melhor argumento ganharia uma maçã, que era a proposta exposta por mim. A
proposta não foi muito aceita pela turma, eles me propuseram um chocolate, e
assim foi feito, todos colocaram seus argumentos em uma folha e se empolgaram
na hora de falar, dois destes foram escolhidos pela turma como os melhores,
então receberam dois chocolates, enquanto que o restante da caixa foi dividido
para a turma.
Na ocasião,
iniciamos o Sistema de Medidas, partindo dos argumentos dos bichos,
especificamente da girafa. Conversamos sobre as várias formas de medidas que
são usadas em nosso país, construímos um mural com recorte e colagem de
gravuras daquilo que compramos por quilo, por metro e por litro.
No terceiro momento, levei para a turma o texto A Guerra
das medidas, focando o surgimento do metro. Trabalhei a girafinha métrica,
medindo as crianças, uma a uma, fazendo comparações das medidas, na ocasião as
crianças construíram sua própria fita métrica de papel, e com ela realizamos
várias medidas, da sala, da porta, das janelas, bancas e material escolar,
registrando-as em atividade xerocada.
No quarto momento, retornei a história do livro e pedi
que a turma recontasse a mesma, separando – a por partes: introdução,
desenvolvimento e conclusão. Na ocasião, trabalhamos com algumas situações
problema relacionadas ao pêssego e em seguida as crianças formularam alguns
probleminhas, trocando a folha com o colega para que os mesmos resolvessem.
Houve a apresentação dos mesmos na sala, com análise da elaboração e respostas.
Como Tarefa de Casa, passei uma produção de texto, apenas com o desenho dos
animais para que as crianças criassem uma nova história. No dia seguindo,
deixei a turma a vontade para que os que desejassem ler seu texto o fizessem.
Após algumas leituras, peguei o texto de um dos alunos que não havia lido e o
escrevi no quadro para todos o copiassem, a partir dele fizemos a reescrita do
mesmo, em um texto coletivo.
As
atividades aqui realizadas foram de grande importância para mim, uma vez que
foram muito bem aceitas pela turma e ao mesmo tempo percebi um maior desempenho
na aprendizagem das crianças, o que realmente me estimula bastante.
“A educação tem raízes amargas, mas os
seus frutos são doces.”
Quem vai ficar com o pêssego?
Havia
um grande pêssego maduro que tinha um cheiro muito gostoso e parecia delicioso.
Quem vai ficar com o pêssego?
A girafa alta, o crocodilo de boca
grande, o rinoceronte pesado, o macaco esperto, o coelho saltitante e a lagarta
inquieta, todos queriam comer o pêssego.
Quem vai ficar com o pêssego?
A girafa alta, esticando ainda mais o
seu pescoço, disse: “que tal se o mais alto de nós ficasse com o pêssego?”.
“Não vale subir em alguma coisa para
ficar mais alta”
“A cauda não conta”
“Não vale ficar na ponta dos pés”
“Estão vendo? Eu sou a mais alta, logo o
pêssego deve ficar para mim.” Mas assim que a girafa se abaixou para comer o
grande pêssego maduro...
“Para!”
Disse o rinoceronte pesado, batendo
forte no chão.
“Que tal se o mais pesado de nós ficasse
com o pêssego?”
Então a lagarta perguntou: “como vamos
nos pesar?”.
O rinoceronte respondeu: “Cada um de nós
senta de um lado da balança e do outro colocamos pedras.”.
Todos concordaram. “é uma boa ideia”
Cada um dos amigos sentou na balança com
pedras do outro lado.
“Estão vendo? Eu sou o mais pesado logo
o pêssego deve ficar para mim.” Mas assim que o rinoceronte caminhou até o
grande pêssego maduro...
“Besteira!”
Disse o crocodilo de boca grande,
abrindo ainda mais a sua boca.
“que tal se quem tiver a maior boca ficasse
com o pêssego?”
Todos os amigos mediram suas bocas para
ver quem tinha a maior. Um deles disse: “A minha é a maior!”.
O outro disse: “Quem falou? A minha é a
maior.”.
“Estão vendo? Eu tenho a maior boca.
Logo, o pêssego deve ficar para mim.”
Mas assim que o crocodilo de boca grande
abriu sua grande boca para comer o grande pêssego maduro...
“espera!”
Disse o coelho saltitante, esticando
ainda mais as compridas orelhas.
“Que tal se quem tiver as orelhas mais
compridas ficasse com o pêssego?”
Dessa vez, todos os amigos mediram suas
orelhas para ver quem tinha a mais comprida. O coelho subiu no pescoço da
girafa, mostrou suas orelhas compridas para todos.
“isso não é certo”
Disse o macaco esperto, pendurado de
ponta-cabeça no galho de uma arvore.
“que tal se quem tiver a cauda mais
comprida ficasse com o pêssego?”
“Definitivamente a minha é a mais
comprida.”
Disse o macaco balançando orgulhosamente
sua cauda.
“Vamos ver quem tem a segunda maior
cauda mais comprida.”
“Espera um pouco!” interrompeu o
crocodilo de boca grande.
“Não tenho certeza de onde começa a
minha cauda.”
“É realmente injusto!” A lagarta
inquieta, inquietando-se ainda mais, gritou:
“Por que o mais alto, o mais pesado, ou
o que tiver algo mais comprido deve ficar com o pêssego?”
“Por ordem de altura, começando pelo
mais baixo eu sou a primeira.”
Por ordem de peso, começando pelo mais
leve, eu sou a primeira. ’
“Por ordem do tamanho da boca, começando
pela menor, eu sou a primeira.”
“Por ordem de tamanho das orelhas,
começando pelas mais curtas, eu sou a primeira”.
Como pode uma lagarta tão pequena, com a
menor boca de todas, comer um pêssego tão grande?
Olha! A lagarta fez um buraquinho na
casca do pêssego. E rapidinho se enfiou dentro dele para comê-lo.
Refletindo sobre o texto
1)
Justifique o título do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Por que os personagens procuravam argumentos?
____________________________________________________________________________________________
3)
Qual foi o melhor argumento em sua opinião? Justifique
sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Se você e seus colegas estivessem disputando uma maçã,
qual seria seu argumento, diante deles, para que pudesse ficar com a maçã?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Apresente seu argumento para a turma.
6)
Dê um novo final para a história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Recontando a história
Vamos
relembrar a história. Você se lembra de como tudo começou? Reescreva a história
de acordo com o que você entendeu. Não esqueça os parágrafos, a pontuação e as
partes do texto.
_____________________________________________________________
Introdução
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolvimento
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusão (Desfecho)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você é
capaz!!!
Centro de Excelência Dom
João José da Mota e Albuquerque
Nome:_________________________________________
Série: __________ Data: ____/_____/_____
A GUERRA DAS MEDIDAS
Havia antigamente dois
reis muito ricos e amigos, que eram vizinhos. Um deles era conhecido como “o
rei do gado” e o outro como “o rei das frutas”. Em uma festa, decidiram que os
dois reinos seriam unidos pelo casamento de seus filhos. Durante o noivado o
rei das frutas enviou por um mensageiro 50 passos de um lindo tecido e uma carta
ao outro soberano, falando do seu presente quando o costureiro do rei do gado
mediu o tecido, constatou que havia apenas 40 passos. O rei do gado, furioso,
mandou prender o mensageiro, achando que ele tinha cometido um roubo e devolveu
o presente com outra carta explicando tudo. Quando o tecido e a carta chegaram,
o rei das frutas mandou conferir a medida e verificou que ela estava correta,
enviou então o presente de volta, mas o presente foi novamente recusado pelo
rei do gado. O rei das frutas pediu que o tecido fosse medido na sua frente e,
depois, foi levar pessoalmente o tecido ao seu vizinho. Ao se encontrarem, os
reis verificaram que o problema estava na diferença de tamanho dos seus passos.
Concluíram então que era preciso haver uma medida única para todos os reinos.
Entretanto, cada um queria que o tamanho do seu passo fosse essa medida. E a
conversa acabou em briga, que acabou em guerra. A guerra não resolveu nada. Um
dia os sábios dos dois reinos se reuniram para pensar em uma solução. Pensaram,
pensaram e acabaram criando uma medida maior que o passo de qualquer rei: o
metro.
1) Mostre que você gostou da história e faça um desenho
bem bonito.
2) Pesquise
o que é e para que serve o metro?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Que outros sistemas de medida você conhece?
______________________________________________________________________________________________________________________________________