domingo, 3 de agosto de 2014

Livro - Quem vai ficar com o pêssego?

Relatório do PNAIC

Centro de Excelência Dom J. J. da Mota e Albuquerque
Professora: Shirley Maria
Professora/Alfabetizadora: Rossana Márcia
Turma: 2º ano I
2014

       O presente relato tem como objetivo, descrever as atividades vivenciadas nos dias 11, 14, 15 e 16 de julho de 2014, na Escola Dom Mota, turma do 2º ano I, regida por mim (Rossana Márcia).
   No primeiro momento apresentei apenas a capa do livro, para exploração da mesma, em seguida uma pesquisa de tabela para saber a opinião das crianças sobre o questionamento apresentado como título do livro: “Quem vai ficar com o pêssego?”, partindo da tabela, construímos um gráfico em cartaz e na atividade xerocada. Dei continuidade à aula realizando a leitura do livro por partes. Após a leitura e discursão do livro, retornamos ao gráfico para comparar as respostas das crianças com o resultado final do livro, que na verdade foi totalmente diferente do que a turma havia pensado, pois a maioria votou no coelho, o que levantou um novo debate na turma, por fim ficou compreendido que a lagarta foi mais esperta que os outros e que nem sempre a força ou o tamanho são suficientes para se conseguir o que quer e sim a inteligência.
    Em Língua Portuguesa trabalhamos a reescrita dos argumentos dos animais em balões e reescrevendo-os com travessão, focando no texto narrativo por meio de atividade xerocada. As atividades foram vivenciadas de forma diferenciada, para os que estão em nível silábico trabalhei escrita de nomes dos animais e separação de sílabas.
  No segundo momento, apresentei o livro em slide e o texto digitado com atividade xerocada, onde cada um escreveu seu argumento para ser votado pela turma, e o melhor argumento ganharia uma maçã, que era a proposta exposta por mim. A proposta não foi muito aceita pela turma, eles me propuseram um chocolate, e assim foi feito, todos colocaram seus argumentos em uma folha e se empolgaram na hora de falar, dois destes foram escolhidos pela turma como os melhores, então receberam dois chocolates, enquanto que o restante da caixa foi dividido para a turma.
Na ocasião, iniciamos o Sistema de Medidas, partindo dos argumentos dos bichos, especificamente da girafa. Conversamos sobre as várias formas de medidas que são usadas em nosso país, construímos um mural com recorte e colagem de gravuras daquilo que compramos por quilo, por metro e por litro.
No terceiro momento, levei para a turma o texto A Guerra das medidas, focando o surgimento do metro. Trabalhei a girafinha métrica, medindo as crianças, uma a uma, fazendo comparações das medidas, na ocasião as crianças construíram sua própria fita métrica de papel, e com ela realizamos várias medidas, da sala, da porta, das janelas, bancas e material escolar, registrando-as em atividade xerocada.
No quarto momento, retornei a história do livro e pedi que a turma recontasse a mesma, separando – a por partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na ocasião, trabalhamos com algumas situações problema relacionadas ao pêssego e em seguida as crianças formularam alguns probleminhas, trocando a folha com o colega para que os mesmos resolvessem. Houve a apresentação dos mesmos na sala, com análise da elaboração e respostas. Como Tarefa de Casa, passei uma produção de texto, apenas com o desenho dos animais para que as crianças criassem uma nova história. No dia seguindo, deixei a turma a vontade para que os que desejassem ler seu texto o fizessem. Após algumas leituras, peguei o texto de um dos alunos que não havia lido e o escrevi no quadro para todos o copiassem, a partir dele fizemos a reescrita do mesmo, em um texto coletivo.
As atividades aqui realizadas foram de grande importância para mim, uma vez que foram muito bem aceitas pela turma e ao mesmo tempo percebi um maior desempenho na aprendizagem das crianças, o que realmente me estimula bastante.
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”

                                                                                 Aristóteles







                                                            Quem vai ficar com o pêssego?

  Havia um grande pêssego maduro que tinha um cheiro muito gostoso e parecia delicioso. Quem vai ficar com o pêssego?
A girafa alta, o crocodilo de boca grande, o rinoceronte pesado, o macaco esperto, o coelho saltitante e a lagarta inquieta, todos queriam comer o pêssego.
Quem vai ficar com o pêssego?
A girafa alta, esticando ainda mais o seu pescoço, disse: “que tal se o mais alto de nós ficasse com o pêssego?”.
“Não vale subir em alguma coisa para ficar mais alta”
“A cauda não conta”
“Não vale ficar na ponta dos pés”
“Estão vendo? Eu sou a mais alta, logo o pêssego deve ficar para mim.” Mas assim que a girafa se abaixou para comer o grande pêssego maduro...
“Para!”
Disse o rinoceronte pesado, batendo forte no chão.
“Que tal se o mais pesado de nós ficasse com o pêssego?”
Então a lagarta perguntou: “como vamos nos pesar?”.
O rinoceronte respondeu: “Cada um de nós senta de um lado da balança e do outro colocamos pedras.”.
Todos concordaram. “é uma boa ideia”
Cada um dos amigos sentou na balança com pedras do outro lado.
“Estão vendo? Eu sou o mais pesado logo o pêssego deve ficar para mim.” Mas assim que o rinoceronte caminhou até o grande pêssego maduro...
“Besteira!”
Disse o crocodilo de boca grande, abrindo ainda mais a sua boca.
“que tal se quem tiver a maior boca ficasse com o pêssego?”
Todos os amigos mediram suas bocas para ver quem tinha a maior. Um deles disse: “A minha é a maior!”.
O outro disse: “Quem falou? A minha é a maior.”.
“Estão vendo? Eu tenho a maior boca. Logo, o pêssego deve ficar para mim.”
Mas assim que o crocodilo de boca grande abriu sua grande boca para comer o grande pêssego maduro...
“espera!”
Disse o coelho saltitante, esticando ainda mais as compridas orelhas.
“Que tal se quem tiver as orelhas mais compridas ficasse com o pêssego?”
Dessa vez, todos os amigos mediram suas orelhas para ver quem tinha a mais comprida. O coelho subiu no pescoço da girafa, mostrou suas orelhas compridas para todos.
“isso não é certo”
Disse o macaco esperto, pendurado de ponta-cabeça no galho de uma arvore.
“que tal se quem tiver a cauda mais comprida ficasse com o pêssego?”
“Definitivamente a minha é a mais comprida.”
Disse o macaco balançando orgulhosamente sua cauda.
“Vamos ver quem tem a segunda maior cauda mais comprida.”
“Espera um pouco!” interrompeu o crocodilo de boca grande.
“Não tenho certeza de onde começa a minha cauda.”
“É realmente injusto!” A lagarta inquieta, inquietando-se ainda mais, gritou:
“Por que o mais alto, o mais pesado, ou o que tiver algo mais comprido deve ficar com o pêssego?”
“Por ordem de altura, começando pelo mais baixo eu sou a primeira.”
Por ordem de peso, começando pelo mais leve, eu sou a primeira. ’
“Por ordem do tamanho da boca, começando pela menor, eu sou a primeira.”
“Por ordem de tamanho das orelhas, começando pelas mais curtas, eu sou a primeira”.
Como pode uma lagarta tão pequena, com a menor boca de todas, comer um pêssego tão grande?
Olha! A lagarta fez um buraquinho na casca do pêssego. E rapidinho se enfiou dentro dele para comê-lo.

Refletindo sobre o texto
1)       Justifique o título do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)       Por que os personagens procuravam argumentos?
____________________________________________________________________________________________
3)       Qual foi o melhor argumento em sua opinião? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)       Se você e seus colegas estivessem disputando uma maçã, qual seria seu argumento, diante deles, para que pudesse ficar com a maçã? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)       Apresente seu argumento para a turma.

6)       Dê um novo final para a história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Recontando a história

Vamos relembrar a história. Você se lembra de como tudo começou? Reescreva a história de acordo com o que você entendeu. Não esqueça os parágrafos, a pontuação e as partes do texto.
                                                            
                                 _____________________________________________________________           
Introdução
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolvimento
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Conclusão (Desfecho)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                                  Você é capaz!!!

Centro de Excelência Dom João José da Mota e Albuquerque
Nome:_________________________________________
Série: __________ Data: ____/_____/_____

     A GUERRA DAS MEDIDAS

Havia antigamente dois reis muito ricos e amigos, que eram vizinhos. Um deles era conhecido como “o rei do gado” e o outro como “o rei das frutas”. Em uma festa, decidiram que os dois reinos seriam unidos pelo casamento de seus filhos. Durante o noivado o rei das frutas enviou por um mensageiro 50 passos de um lindo tecido e uma carta ao outro soberano, falando do seu presente quando o costureiro do rei do gado mediu o tecido, constatou que havia apenas 40 passos. O rei do gado, furioso, mandou prender o mensageiro, achando que ele tinha cometido um roubo e devolveu o presente com outra carta explicando tudo. Quando o tecido e a carta chegaram, o rei das frutas mandou conferir a medida e verificou que ela estava correta, enviou então o presente de volta, mas o presente foi novamente recusado pelo rei do gado. O rei das frutas pediu que o tecido fosse medido na sua frente e, depois, foi levar pessoalmente o tecido ao seu vizinho. Ao se encontrarem, os reis verificaram que o problema estava na diferença de tamanho dos seus passos. Concluíram então que era preciso haver uma medida única para todos os reinos. Entretanto, cada um queria que o tamanho do seu passo fosse essa medida. E a conversa acabou em briga, que acabou em guerra. A guerra não resolveu nada. Um dia os sábios dos dois reinos se reuniram para pensar em uma solução. Pensaram, pensaram e acabaram criando uma medida maior que o passo de qualquer rei: o metro.

1)       Mostre que você gostou da história e faça um desenho bem bonito.










2)      Pesquise o que é e para que serve o metro?
____________________________________________________________________________________________________________________________

3)             Que outros sistemas de medida você conhece?
        ______________________________________________________________________________________________________________________________________