Atividades escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e datas comemorativas. Seja Bem-Vindo(a)!
domingo, 26 de outubro de 2014
Situações Problema
Relatório de aula do
PNAIC
Escola
Dom Mota
Professora/
alfabetizadora: Angela
3º ano
I
Relatório
A
experiência aqui relatada foi realizada no 3º ano I do Ensino Fundamental, da
Escola de Excelência Dom João José da Mota e Albuquerque, na minha turma.
A atividade
teve como objetivo, além de realizar a atividade do PNAIC, buscar uma melhor
compreensão, por parte das crianças sobre a formação e resolução de situações
problema vivenciadas em sala de aula.
Dei início às atividades separando a turma em
duplas e entregando os pedaços de papel para que pudessem, partindo daí, criar
seus problemas. Para alguns foi fácil, outros precisaram de intervenção para
desenvolver a atividade, ao final todos conseguiram. Após a produção, as duplas
trocaram os problemas e cada uma resolveu o problema da outra, apresentando
para o restante da turma no final, essa parte foi mais fácil.
Foi uma
atividade muito proveitosa, os alunos gostaram bastante e pediram para repetir.
Relatório de aula do PNAIC
Escola Dom Mota
Professora/ alfabetizadora: Rossana
Márcia
Turma: 2º ano “I”
Relatório
A experiência aqui relatada foi
realizada na turma do 2º ano I, da Escola Centro de Excelência Dom João José da
Mota e Albuquerque, sendo eu (Rossana Márcia), professora regente da turma.
Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento
das vivencias de situações- problema e o raciocínio das crianças quanto à
produção dos mesmos, além de realizar a atividade vivenciada no PNAIC, foi que
realizei a atividade aqui relatada.
Dei início às atividades, separando a
turma em duplas. Para algumas duplas entrei o início de uma situação problema,
para outras o final, e ainda umas operações para que partindo do que tinha, realizassem
a elaboração completa da situação problema a ser solucionada. Em seguida as
duplas trocaram os problemas para resolverem, após a resolução cada dupla
apresentou para o grande grupo o que responderam e fizeram comentários, por
meio de questionamentos sobre o que acharam da atividade e quais as
dificuldades encontradas para resolver e elaborar as questões.
A maioria da turma conseguiu realizar a
atividade, alguns com minhas intervenções, e poucos foram os que não
conseguiram realizá-la totalmente.
Foi uma experiência bastante proveitosa
e reflexiva, uma vez que a mesma aponta com mais profundidade algumas
dificuldades dos meus alunos. Foi tão boa que pretendo repeti-la por várias
vezes.
Assinar:
Postagens (Atom)