Atividades escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I e datas comemorativas. Seja Bem-Vindo(a)!
domingo, 26 de outubro de 2014
Situações Problema
Relatório de aula do
PNAIC
Escola
Dom Mota
Professora/
alfabetizadora: Angela
3º ano
I
Relatório
A
experiência aqui relatada foi realizada no 3º ano I do Ensino Fundamental, da
Escola de Excelência Dom João José da Mota e Albuquerque, na minha turma.
A atividade
teve como objetivo, além de realizar a atividade do PNAIC, buscar uma melhor
compreensão, por parte das crianças sobre a formação e resolução de situações
problema vivenciadas em sala de aula.
Dei início às atividades separando a turma em
duplas e entregando os pedaços de papel para que pudessem, partindo daí, criar
seus problemas. Para alguns foi fácil, outros precisaram de intervenção para
desenvolver a atividade, ao final todos conseguiram. Após a produção, as duplas
trocaram os problemas e cada uma resolveu o problema da outra, apresentando
para o restante da turma no final, essa parte foi mais fácil.
Foi uma
atividade muito proveitosa, os alunos gostaram bastante e pediram para repetir.
Relatório de aula do PNAIC
Escola Dom Mota
Professora/ alfabetizadora: Rossana
Márcia
Turma: 2º ano “I”
Relatório
A experiência aqui relatada foi
realizada na turma do 2º ano I, da Escola Centro de Excelência Dom João José da
Mota e Albuquerque, sendo eu (Rossana Márcia), professora regente da turma.
Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento
das vivencias de situações- problema e o raciocínio das crianças quanto à
produção dos mesmos, além de realizar a atividade vivenciada no PNAIC, foi que
realizei a atividade aqui relatada.
Dei início às atividades, separando a
turma em duplas. Para algumas duplas entrei o início de uma situação problema,
para outras o final, e ainda umas operações para que partindo do que tinha, realizassem
a elaboração completa da situação problema a ser solucionada. Em seguida as
duplas trocaram os problemas para resolverem, após a resolução cada dupla
apresentou para o grande grupo o que responderam e fizeram comentários, por
meio de questionamentos sobre o que acharam da atividade e quais as
dificuldades encontradas para resolver e elaborar as questões.
A maioria da turma conseguiu realizar a
atividade, alguns com minhas intervenções, e poucos foram os que não
conseguiram realizá-la totalmente.
Foi uma experiência bastante proveitosa
e reflexiva, uma vez que a mesma aponta com mais profundidade algumas
dificuldades dos meus alunos. Foi tão boa que pretendo repeti-la por várias
vezes.
sábado, 27 de setembro de 2014
Sequência Didática - O que tem nesta venda - Elias José
Sequência Didática
Tema: O que tem nessa venda? – Elias
José
·
Público Alvo: Alunos do 2º e 3º anos
Tempo
estimado:
·
Justificativa:
Diante das dificuldades enfrentadas pelas crianças para compreender o mundo da
matemática, em específico aqui às operações fundamentais no campo aditivo e
multiplicativo, assim como o Sistema Monetário Brasileiro, sinto-me na
obrigação de introduzir métodos mais dinâmicos e atrativos, para que a
matemática se torne um prazeroso mundo de descobertas para os meus alunos, ao
mesmo tempo em que procuro contextualizar as atividades de matemática com as
demais disciplinas.
·
Objetivos:
Língua Portuguesa
-Identificar o gênero textual
trabalhado;
-Compreender a importância das rimas
para o poema;
-Refletir sobre a importância de
respeitar a deficiência do outro;
Matemática
-Trabalhar cálculos matemáticos da
vida cotidiana das crianças;
-Vivenciar compra e venda, sabendo dar
e receber troco.
-Compreender a ideia de somar,
subtrair, multiplicar e dividir;
-Resolver, com autonomia, situações
problema envolvendo as operações do campo aditivo e multiplicativo, tanto no seu
cotidiano, quanto no dia a dia escolar;
-Conhecer e utilizar o sistema
monetário brasileiro.
Arte
-Expressar seus
conhecimentos sobre os jogos e suas regras de forma lúdica, partindo da
produção dos mesmos.
Ciências
-Compreender
os efeitos causados pelo consumismo na degradação ambiental, sentindo-se
responsável pela Sustentabilidade do Planeta Terra.
Geografia
- Diferenciar consumo de
consumismo, compreendendo os efeitos na hora das compras enfatizados pelo poder
da mídia.
·
Conteúdo:
Língua
Portuguesa
-Poesia
-Tirinha
-Segmentação de palavras
-Produção de texto
-Interpretação de Texto
Matemática
-Sistema Monetário Brasileiro.
-Situações Problema dos Campos
aditivos e multiplicativos.
Arte
-Produção de Jogos matemáticos.
Ciências
-O consumismo X O meio ambiente.
Geografia
-Consumo e Consumismo
·
Recursos
Didáticos
- Imagens
- Data Show
-TV
- Atividades xerocadas
-Textos de apoio
- Jogos
- cartazes
- Lanche das crianças
- Dinheiro de Papel e
moedas de verdade
-Lápis diversos
-Cola
- Papel Color Set
·
Desenvolvimento
-1º Momento
Apresentar a capa do
livro e explorar as imagens:
O que há na capa
Como é a criança que
aparece na mesma?
Por que ela está em uma
cadeira de rodas?
O que ela está fazendo?
Qual é o título do
livro?
Quem é o autor? E o
ilustrador?...
Após a exploração da
capa, realização da leitura de forma diferenciada, a professora lê o primeiro
verso e os alunos o segundo.
Compreensão do texto,
recordando o gênero poema, já trabalhado anteriormente, seus versos, estrofes e
rimas.
Atividade xerocada de Língua Portuguesa.
Encontrar a matemática na história, de forma oral,
pedir que as crianças criem situações problemas possíveis na história.
2º Momento
Iniciar o segundo momento
com matemática, a turma trabalhará em
duplas, conhecendo o Sistema Monetário Brasileiro e com Situações Problema,
utilizando o Quadro Valor do Lugar e atividade xerocada.
Retomando a história de
Elias José, desenvolver o tema Consumo e Consumismo, na área de Geografia. Conversa informal com as
crianças sobre o tema para retirar os conhecimentos prévios dos mesmos.
Assistir ao slide Consumo & Consumismo, após filme comparar o que eles
falaram com o que assistiram, unindo assim os conhecimentos que eles já tinham
com o que foi visto para uma possível compreensão.
Atividade xerocada de Geografia com história em tirinha da
turma da Mônica.
3º Momento
Língua
Portuguesa
Montar as partes do
texto, explorando suas rimas. Separar as crianças em grupos de acordo com as
cores que compõem o texto. Cada grupo monta suas partes rimando, em seguida,
uma das crianças vai lendo o texto e cada grupo vai colocando o que formou até
concluir o texto.
Leitura do mesmo pelo
grande grupo.
Retomando o assunto
Consumismo, assistir ao vídeo “A família do Consumo”, partindo do vídeo
explorar os prejuízos que o mesmo é capaz de trazer ao nosso Planeta Terra, e a
responsabilidade que temos diante da Sustentabilidade do Planeta. Em seguida,
trabalhar uma atividade xerocada de Ciências.
Matemática
Realizar uma pesquisa de
preços com a família e responder alguns questionamentos, esta atividade ficará
como Tarefa de Casa e deverá ser feita com a família.
4º Momento
Cada aluno apresentará a
pesquisa feita em casa para o grande grupo, de onde exploraremos alguns preços
para construção de problemas orais, encontrando a solução com o grande grupo.
Após este momento, a
professora apresenta a turma a PROBLEMOTECA, uma caixinha com várias situações
problema, tanto no campo aditivo, quanto no campo multiplicativo, que deverá
circular na sala e sem escolher, cada um pega uma situação que em duplas irão
procurar resolver utilizando o Q.V.L.
Apresentação dos
problemas e suas respectivas resoluções.
5º Momento
Arte
Produção de jogos
matemáticos – Separar a turma em grupos de seis, cada grupo irá criar um jogo
matemático, mostrando o que aprendeu sobre as operações trabalhadas durante
todo o processo da sequência.
·
Avaliação
A avaliação se dará
durante todo o trabalho, com questionamentos orais, atividades escritas,
vivência e produção de jogos.
Relato
de Experiência
Título: O que tem nesta venda? Elias José
Professora: Rossana Márcia Ferreira de Sousa
Orientador de estudo: Shirley Maria Gomes das Neves Mendes
Coordenador local: Georgia Raquel
Formador: Shirley Maria Gomes das Neves Mendes
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Objetivos
didáticos:
Língua Portuguesa
-Identificar o gênero textual trabalhado;
-Compreender a importância das rimas para o poema;
-Refletir sobre a importância de respeitar a deficiência do outro;
Matemática
-Trabalhar cálculos matemáticos da vida cotidiana das crianças;
-Vivenciar compra e venda, sabendo dar e receber troco.
-Compreender a ideia de somar, subtrair, multiplicar e dividir;
-Resolver, com autonomia, situações problema envolvendo as operações do
campo aditivo e
multiplicativo, tanto no seu cotidiano, quanto no dia a dia escolar;
-Conhecer e utilizar o sistema monetário brasileiro.
Arte
-Expressar seus conhecimentos sobre os jogos e
suas regras de forma lúdica, partindo da produção dos mesmos.
Ciências
-Compreender os efeitos causados pelo
consumismo na degradação ambiental, sentindo-se responsável pela
Sustentabilidade do Planeta Terra.
Geografia
- Diferenciar consumo de consumismo, sabendo
escolher o produto certo, não se deixando levar pela mídia na hora das compras.
Relato
Deixo
aqui meu relato de experiência vivenciado na turma do 2º ano I, a qual eu,
Rossana Márcia, leciono, na Escola Municipal Centro de Excelência Dom João José
da Mota e Albuquerque, composta por 26 alunos já alfabetizados, sendo que três
(Júlia, Lucas William e Pedro Guilherme) ainda estão um pouco fracos na leitura
e consequentemente na escrita, ainda Rafael que apesar de ler bem ainda tem
muita dificuldade na segmentação de palavras, no entanto, já lê e escreve de
forma convencional. Tenho ainda uma aluna, de nome Ranielly, que apesar de ler
convencionalmente tem muita dificuldade na compreensão de texto nos diversos
gêneros.
Dei
início a minha sequência didática nos dias 15 e 16/09/2014, pois, em razão do
Curso de "Inclusão de Crianças com
Deficiência na Alfabetização", precisei viajar para Recife, dando
continuidade nos dias 22, 23 e 24. Durante este período utilizei os seguintes
materiais:
·
Imagens
·
- Data Show
·
-TV
·
- Atividades xerocadas
·
-Textos de apoio
·
- Jogos
·
- cartazes
·
- Lanche das crianças
·
- Dinheiro de Papel e moedas de verdade
·
-Lápis diversos
·
-Cola
·
- Papel Color Set
No
primeiro momento,
apresentei a capa do livro para a turma, como o mesmo já é conhecido por todos
e muito bem aceito, as crianças vibraram ao saber que iriam trabalhar uma
sequência de atividades com ele.
Exploramos a capa, focando dois alvos
principais: a garota deficiente, tendo em vista a importância do respeito às
diferenças e, o que é bem perceptível quando vemos sua expressão nas imagens. Mesmo
com suas limitações aquela garota era capaz de ser feliz e se divertir. E nós?
Será que temos a mesma capacidade de procurar a felicidade, se divertir? Que
lição essa menina nos dá? Durante
esta conversa a turma participou bastante, alguns inclusive falaram sobre sua
vida em casa, a aluna Letícia, por exemplo, falou que às vezes fica com raiva
porque a mãe bate nela e a coloca de castigo, no entanto, falou que vai
melhorar para que a mãe não bata mais, outro foi o garoto Lucas Guilherme, que
disse que não era feliz antes, pois os pais brigavam muito, agora que o pai
parou de beber eles não estão mais brigando, e ele está feliz.
O outro ponto foi o que ela estava fazendo
durante toda a história, obviamente eles responderam que ela estava comprando,
e quando não tinha o que ela queria, comprava logo outra coisa que rimasse com
seu primeiro pedido. Identificamos o título, autor e o ilustrador do livro.
Após a
exploração da capa, realizamos a leitura do livro em cartaz e cada criança
recebeu uma cópia xerocada, eu lia o primeiro verso e a turma o segundo de cada
estrofe, eles pediram para ler novamente, então pedi que as meninas lessem o
primeiro e os meninos o segundo verso.
Na
sequência, entreguei uma atividade xerocada de Língua Portuguesa para que as crianças respondessem em duplas, com
informações sobre o texto e a compreensão do mesmo.
De
forma oral, criamos algumas situações problema na sala, focando o campo
aditivo, com situações ocorridas no poema, criando possibilidades.
O
segundo momento iniciei com matemática,
apresentando para a turma notas e moedas de papel, reconhecendo o valor de
cada uma e a escrita do dinheiro, usando o R$, em seguida as crianças em trios
resolveram atividades com o Sistema Monetário Brasileiro, utilizando o Q.V.L.
Voltando
para o texto, escolhemos um nome para a menina, como surgiram vários fizemos
uma votação na turma, entre Manuela, Mônica e Rosinha, ficou Manuela, com 11
votos, Mônica teve 09 e Rosinha 6 e assim ficou registrado, então realizamos
uma atividade xerocada de matemática.
Partindo para Geografia,
desenvolvemos o tema Consumo e Consumismo, uma vez que Manuela estava sempre
comprando, independente de precisar ou não, ela sempre substituía o que foi
comprar e não tinha por algo que rimasse. Assistimos ao slide “A Diferença
entre Consumo e Consumismo”, logo após roda de conversa sobre o assunto e
atividade xerocada.
No
terceiro momento, em Língua Portuguesa, separei a turma em grupos, do lado
de fora da escola, cada grupo recebeu suas fichas e de acordo com a cor,
montaram as rimas, em seguida, a aluna Suelen, realizou a leitura do poema, de
acordo com o que ela lia cada grupo procurava encaixar suas rimas, até montar
todo o texto, o grande grupo realizou a leitura. Retomamos então ao assunto de
consumo e consumismo assistimos ao filme “A família do Consumo”, focando na
responsabilidade que devemos ter com a Sustentabilidade do Planeta Terra. Em
seguida, realizamos uma atividade xerocada de ciências. Como Tarefa de Casa,
passei uma atividade com pesquisa de preços para ser feita com a família.
No
quarto momento, as crianças apresentaram o Para Casa e fizemos a
socialização, realizando as situações problemas. Ainda em matemática,
apresentei para a turma a PROBLEMOTECA, uma caixa com várias situações
problemas, do campo aditivo e multiplicativo. Cada criança pegou um probleminha
para resolver, em dupla para que um possa ajudar o outro. O que eles acharam
mais interessante foi que cada probleminha tinha o nome de um ou mais
coleguinhas da turma, fiz questão de colocar os nomes deles para chamar
atenção, e realmente chamou cada um que quisesse saber onde estava o seu, foi
uma atividade muito empolgante, para a mesma usei o Q.V.L., que já tenho em
quantidade para resolver os probleminhas. Em seguida, eles apresentaram os
problemas e suas soluções.
No
quinto momento, trabalhei Arte, com a produção dos jogos matemáticos.
Separei a sala em grupos, entreguei uma folha de papel color set e pedi que
cada grupo criasse um jogo, a princípio alguns não queriam, pois achavam que
não iriam conseguir, no entanto, conversei bastante com eles e finalmente os
convenci de que todos nós somos capazes, citei inclusive alguns nomes de jogos
já conhecidos por eles, o que deu um grande incentivo, o grupo fez o jogo da memória,
com as operações e os resultados.
A avaliação se deu durante todo o processo
educacional, com questionamentos orais, atividades xerocadas e lúdicas.
Para mim foi uma excelente experiência, a
cada dia aprendo mais com os meus pequenos, que tem muito a me ensinar. Professor não apenas ensina, ele troca
experiência com seus alunos, com os pais e até com outros profissionais.
Durante a Sequência, tive algumas dúvidas que foram tiradas com minhas colegas
professoras (Angela e Mauricélia) e com minha educadora de apoio (Leila), que
fez a leitura da sequência e analisou as atividades. Bem como tive grande ajuda
da diretora da escola (Magally) e de duas readaptadas (Joselma e Ildete), que
estavam sempre à disposição com os materiais que precisei para elaborar as
atividades, jogos, etc.
Enfim, agradeço a Deus por mais um trabalho
concluído, e com a graça Dele com sucesso!!
Anexos
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Sequência Didática
Tema: O que tem nessa venda? – Elias
José
·
Público Alvo: Alunos do 2º e 3º anos
Tempo
estimado:
·
Justificativa:
Diante das dificuldades enfrentadas pelas crianças para compreender o mundo da
matemática, em específico aqui às operações fundamentais no campo aditivo e
multiplicativo, assim como o Sistema Monetário Brasileiro, sinto-me na
obrigação de introduzir métodos mais dinâmicos e atrativos, para que a
matemática se torne um prazeroso mundo de descobertas para os meus alunos, ao
mesmo tempo em que procuro contextualizar as atividades de matemática com as
demais disciplinas trabalhadas.
·
Objetivos:
Língua Portuguesa
-Identificar o gênero textual
trabalhado;
-Compreender a importância das rimas
para o poema;
-Refletir sobre a importância de
respeitar a deficiência do outro;
Matemática
-Trabalhar cálculos matemáticos da vida
cotidiana das crianças;
-Vivenciar compra e venda, sabendo dar
e receber troco.
-Compreender a ideia de somar,
subtrair, multiplicar e dividir;
-Resolver, com autonomia, situações
problema envolvendo as operações do campo aditivo e multiplicativo, tanto no seu
cotidiano, quanto no dia a dia escolar;
-Conhecer e utilizar o sistema
monetário brasileiro.
Arte
-Expressar seus
conhecimentos sobre os jogos e suas regras de forma lúdica, partindo da
produção dos mesmos.
Ciências
-Compreender
os efeitos causados pelo consumismo na degradação ambiental, sentindo-se
responsável pela Sustentabilidade do Planeta Terra.
Geografia
- Diferenciar consumo de
consumismo, sabendo escolher o produto certo, não se deixando levar pela mídia
na hora das compras.
Conteúdo:
Língua
Portuguesa
-Poesia
-Tirinha
-Segmentação de palavras
-Produção de texto
-Interpretação de Texto
Matemática
-Sistema Monetário Brasileiro.
-Situações Problema dos Campos
aditivos e multiplicativos.
Arte
-Produção de Jogos matemáticos.
Ciências
-O consumismo X O meio ambiente.
Geografia
-Consumo e Consumismo
·
Recursos
Didáticos
- Imagens
- Data Show
-TV
- Atividades xerocadas
-Textos de apoio
- Jogos
- cartazes
- Lanche das crianças
- Dinheiro de Papel e
moedas de verdade
-Lápis diversos
-Cola
- Papel Color Set
·
Desenvolvimento
-1º Momento
Apresentar a capa do
livro e explorar as imagens:
O que há na capa?
Como é a criança que
aparece na mesma?
Por que ela está em uma
cadeira de rodas?
O que ela está fazendo?
Qual é o título do
livro?
Quem é o autor? E o
ilustrador?...
Após a exploração da capa,
realização da leitura de forma diferenciada, a professora lê o primeiro verso e
os alunos o segundo.
Compreensão do texto,
recordando o gênero poema, já trabalhado anteriormente, seus versos, estrofes e
rimas.
Atividade xerocada de Língua Portuguesa.
Encontrar a matemática na história, de forma oral,
pedir que as crianças criem situações problemas possíveis na história.
2º Momento
Iniciar o segundo
momento com matemática, a turma
trabalhará em duplas, conhecendo o Sistema Monetário Brasileiro e com Situações
Problema, utilizando o Quadro Valor do Lugar e atividade xerocada.
Retomando a história de
Elias José, desenvolver o tema Consumo e Consumismo, na área de Geografia. Conversa informal com as
crianças sobre o tema para retirar os conhecimentos prévios dos mesmos.
Assistir ao slide Consumo & Consumismo, após filme comparar o que eles
falaram com o que assistiram, unindo assim os conhecimentos que eles já tinham
com o que foi visto para uma possível compreensão.
Atividade xerocada de Geografia com história em tirinha da
turma da Mônica.
3º Momento
Língua
Portuguesa
Montar as partes do
texto, explorando suas rimas. Separar as crianças em grupos de acordo com as
cores que compõem o texto. Cada grupo monta suas partes rimando, em seguida,
uma das crianças vai lendo o texto e cada grupo vai colocando o que formou até
concluir o texto.
Leitura do mesmo pelo
grande grupo.
Retomando o assunto
Consumismo, assistir ao vídeo “A família do Consumo”, partindo do vídeo
explorar os prejuízos que o mesmo é capaz de trazer ao nosso Planeta Terra, e a
responsabilidade que temos diante da Sustentabilidade do Planeta. Em seguida,
trabalhar uma atividade xerocada de Ciências.
Matemática
Realizar uma pesquisa de
preços com a família e responder alguns questionamentos, esta atividade ficará
como Tarefa de Casa e deverá ser feita com a família.
4º Momento
Cada aluno apresentará a
pesquisa feita em casa para o grande grupo, de onde exploraremos alguns preços
para construção de problemas orais, encontrando a solução com o grande grupo.
Após este momento, a
professora apresenta a turma a PROBLEMOTECA, uma caixinha com várias situações
problema, tanto no campo aditivo, quanto no campo multiplicativo, que deverá
circular na sala e sem escolher, cada um pega uma situação que em duplas irão
procurar resolver utilizando o Q.V.L.
Apresentação dos
problemas e suas respectivas resoluções.
5º Momento
Arte
Produção de jogos
matemáticos – Separar a turma em grupos de seis, cada grupo irá criar um jogo
matemático, mostrando o que aprendeu sobre as operações trabalhadas durante
todo o processo da sequência.
·
Avaliação
A avaliação se dará
durante todo o trabalho, com questionamentos orais, atividades escritas,
vivência e produção de jogos.
http://shalon-educacao.blogspot.com.br
Aluno(a):
______________________________________________________________________
Professora:
________________________________ Data:
_____ -_____-_____
Série:_________________
Atividade de Língua Portuguesa
1) Responda
de acordo com o texto:
a) Você
concorda com o título do livro? Justifique sua resposta.
________________________________________________________
b) Se
você fosse o autor, que outro título daria ao livro?
___________________________________________________
c) Quem
é...
-O autor do livro?
___________________________________________
- O ilustrador?
_____________________________________________
d) Em
que local a menina fazia suas compras?
___________________________________________________________
e) Se
você precisasse descrever uma venda, como faria?
______________________________________________________
f)
De acordo com o texto, podemos dizer
que há alguma diferença entre você e a garota do texto? Justifique sua
resposta.__________________________________________________________
__________________________________________________________
g) O
fato de a menina ser deficiente a impede de sair de casa e realizar compras ou
se divertir?
________________________________________________________
h) E
você, tem algo que te impede de fazer o que gosta? O que é?
_______________________________________________________
2)
Complete a atividade rimando. Seja
bastante criativo.
O
que ela queria comprar?
|
O
que ela comprou?
|
Também
poderia comprar...
|
3)
O texto que você leu é:
( ) Uma fábula
( ) Uma notícia de jornal
( ) Um poema
4)
Não deixe a rima acabar, faça outra e
ponha no lugar.
Fui à venda
comprar ________________________
Como não tinha,
comprei _____________________
5) Conte
e responda:
a) Quantos
versos há no poema? _____________
b) Quantas
são as estrofes? _________________
6)
No espaço abaixo, desenhe ou cole
gravuras de coisas que você gostaria de comprar numa venda.
7) Agora,
escolha 4 coisas que você colou, ou desenhou e forme uma frase para cada uma.
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Professora:_____________________________________ Série: _____________________
Aluno:___________________________________________________
Data: ____ - ____-____
Atividade de Língua
Portuguesa
1)
Pinte os espaços entre
as palavras, em seguida, reescreva as estrofes a seguir respeitando a
segmentação das palavras.
Fuiàvendacomprarricota.
Comonãotinha,compreitorta.
Fuiàvendacomprarrabanete.
Comonãotinha,compreisabonete.
Fuiàvendacomprarleque.
Comonãotinha,compreipé-de-moleque.
Fuiàvendacomprarchá-mate.
Comonãotinha,compreitomate.
Fuiàvendacomprarmola.
Comonãotinha,compreicola.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Encontre as
rimas de cada desenho.
a) _______________________ d)______________________
b) ___________________ e) ____________________________
c)
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Aluno(a):
______________________________________________________________________
Professora:
________________________________ Data:
_____ -_____-_____
Série:_____________________
Atividade de Matemática
1)Observe
as cédulas e complete o retângulo a seguir.
Cédula
|
Valor por extenso
|
Escrita em R$ (real)
|
2)
Agora, vamos conhecer nossas moedas.
Moeda
|
Valor por extenso
|
Valor em centavos (R$)
|
3)
Agora que você conhece o nosso Sistema Monetário, vamos descobrir o que a
garota da história “ O que tem nesta venda?” pode comprar.
a)
Antes
de tudo, vamos dar um nome para ela? ________________________________________
b)
________________________
foi à venda comprar ricota, como não tinha comprou torta. A torta custava R$
15,00, ________________________ tinha 9, ela voltou em casa para pegar mais
dinheiro, quanto ela precisou pegar para completar o valor da torta?
Representação
Cálculo
Resposta: ____________________________________________________________
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
c)
Na
venda de seu Elias uma torta custa R$15,00, um pé-de-moleque custar$ 12,50, um
refrigerante R$ 4,75 e o rabanete R$ 6,00. Quanto você pagaria, caso comprasse
um item de cada?
Representação
Cálculo
4)
Observe
os anúncios abaixo e responda:
a)
Se
eu comprar um pacote de fraldas e um amaciante, quanto irei gastar?
Cálculo Resposta
____________________________________________________________________
UM
|
C
|
D
|
U
|
b)
Se
eu der uma nota de R$ 20,00 para pagar a compra da letra a, quanto receberei de
troco?
Cálculo Resposta
____________________________________________________________________
UM
|
C
|
D
|
U
|
c)
Se
eu comprar 1kg de arroz e um pacote de fraldas, quanto pagarei?
Cálculo Resposta
____________________________________________________________________
UM
|
C
|
D
|
U
|
d)
Qual
é o produto mais barato da lista?
____________________________________________________________________
e)
E
o produto mais caro, qual é?
__________________________________________________________________________
f)
Se
eu comprar 1 unidade de cada produto e der uma nota de R$ 50,00, quanto
receberei de troco?
Cálculo Resposta
____________________________________________________________________
UM
|
C
|
D
|
U
|
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Aluno(a):
______________________________________________________________________
Professora:
________________________________ Data:
_____ -_____-_____
Série:_____________________
Para Casa
1)
Agora,
você vai às compras junto com a mamãe ou o papai.
-Façam uma lista de
compras, desenhe os produtos e pesquisem os preços de cada item para responder
as perguntas.
Nome
do Produto
|
Representação
|
Preço
|
a)
Dos itens escolhidos por vocês qual
é...
- O mais caro?
_______________________________ Quanto custa? ____________________
- O mais barato?
_____________________________ Quanto custa? ____________________
b)
Se
eu comprar um produto de cada da lista, quanto irei gastar?
Cálculo
Representação
UM
|
C
|
D
|
U
|
Resposta:
_____________________________________________________________________
c)
Você
comprou o primeiro item da lista e sua mãe o terceiro. Quanto vocês gastaram
juntos?
d)
Cálculo
Representação
UM
|
C
|
D
|
U
|
e)
Resposta:
_____________________________________________________________________
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Problemoteca
Nesta atividade as crianças retiram os
probleminhas da caixa e tentam resolver em dupla, se não conseguirem podem
pedir ajuda a dupla vizinha, ou a professora. A atividade pode ser feita de
forma oral (Com problemas simples) ou no caderno.
Situações do Campo Aditivo
Luíza e seu
irmão foram à venda, Luíza comprou 100 bolinhas de amendoim e seu irmão 108.
Quantas bolinhas os dois compraram juntos?
Yasmim e Clarinha foram a
uma loja de brinquedos, elas são muito consumistas. Yasmim comprou 28brinquedos
de uma vez e Clarinha comprou 42. Quantos brinquedos Clarinha comprou a mais
que Yasmim?
Luiz e João
são dois irmãos muito consumistas, seus pais trabalham muito e não tem tempo
para ficar com eles, por isso, tentam compensar a ausência dando-lhes
brinquedos. Ontem à tarde eles resolveram contar a quantidade de brinquedos que
cada um tem. Luiz chegou a contar 257 brinquedos e João 284.
- Quem tem
mais brinquedos? Quantos a mais?
A loja Ebenézer comprou
1.000 peças de cada roupa para vender, algumas já foram vendidas. Hoje restam
609 peças de camisas, 398 calças e790 shorts. Quantas peças de roupa restam na
loja?
Pedro e Samira
colecionam cartas, eles tem juntos 409 cartas. Samira tem 239. Quantas são as
cartas de Pedro?
Hellen e Letícia são colecionadoras de papel de
carta. Elas tem juntas 836 papeis, se Hellen tem 387, quantos são os papeis de
carta de Letícia?
Cecília tem
389 cartinhas, sua prima lhe deu mais 48. Quantas cartinhas ela tem agora?
Lucas tinha 209 cartinhas,
comprou mais 37. Quantas são as cartinhas Lucas agora?
Sylas e
Vinícius estavam jogando bila, uma brincadeira antiga e muito divertida. Sylas
tinha 78 bilas, ganhou mais 39 de Vinícius, com quantas bilas ele ficou?
Sylas tem 156
bilas e Isaac tem 127. Quantas bilas Sylas tem a mais que Isaac?
Isaías tem
408 cartinhas e Gustavo tem 320. Quantas cartinhas Isaías tem a mais que
Gustavo?
Eduarda é colecionadora de revistas, ela tem 79 revistas,
foi passar uns dias na casa de sua tia e ganhou mais 42. Com quantas revistas
Eduarda ficou agora?
Na fazenda de Odom tem 87
cavalinhos, são 49 brancos. Quantos são os marronzinhos?
Clara é
apaixonada por gatinhos. Tem 17 lisos e 28 peludinhos. Quantos são os gatinhos?
Dona baratinha disse que
tinha 28 roupinhas, coitadinha, não sabe mais fazer continha, ela tem 10
blusinhas e 14 sainhas. Vamos ajudar a baratinha a contar suas roupinhas?
Ryan tem 9
anos, seu primo tem 13 anos a mais que ele? Qual é a idade do primo de Ryan?
Em um belo jardim há 38
rosas vermelhas, 27 tulipas e 68 margaridas. Quantas são as flores do jardim?
Campo Multiplicativo
Na venda de seu José há 36 salgadinhos, distribuídos em 6
caixas. Quantos salgadinhos há em cada caixa?
Mamãe
foi ao pomar e colher 4 cestas de laranjas, em cada cesta há 12 laranjas.
Quantas laranjas mamãe colheu?
Suelen foi a uma loja e comprou roupas novas, ela comprou 3
saias e 4 blusas. De quantas maneiras diferentes ela pode usar suas roupas
novas?
Ranielly
tem 4 chapéus, um azul, um rosa, um lilás e um branco, ela tem 5 vestidos para
variar com os chapéus. De quantas maneiras diferentes Ranielly pode usar seus
chapéus e suas roupas?
O auditório da Escola Dom Mota está organizado em 9 filas de 12
colunas cada. Quantas cadeiras há no auditório da Escola Dom Mota?
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Guilherme
e Humberto estão brincando de figurinhas, eles as organizaram em 7 fileiras de
13 figurinhas cada. Quantas figurinhas foram organizadas ao todo?
Rafael ganhou 40 pirulitos, como ele não gosta de pirulitos,
resolveu dar para seus 5 melhores amigos. Quantos pirulitos cada amigo de
Rafael recebeu?
Cristian
e Letícia colheram juntos 24 mangas, separando-as em 6 saquinhos de papel, pois
eles fazem parte dos “Amiguinhos da Natureza”, (um grupo de protetores do meio
ambiente formado na escola deles) e não gostam de sacolas plásticas. Quantas
mangas Cristian e Letícia colocaram em cada saquinho?
Lucas tem 25 bombons e quer guardá-los em 5 saquinhos. Quantos
bombons ele deve colocar para que cada saquinho tenha a mesma quantidade?
Francimária tem 30 lápis para separar em 6 estojos. Quantos
lápis ela deve colocar em cada estojo?
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Aluno(a):
______________________________________________________________________
Professora:
________________________________ Data:
_____ -_____-_____
Série:_____________________
Atividade de Geografia
1) Observe, leia e responda:
a) Que gênero textual está sendo
trabalhado no texto acima? ________________________
b) Quem é o autor?
____________________________________
c) O que a Mônica fez?
(
) Deu uma calça para a mãe.
(
) Pediu o vestido da mãe para
ela.
(
) Deu um vestido de presente para sua mãe.
d) Qual foi a reação da mãe ao receber o
presente?
(
) Pediu que a Mônica não gastasse seu dinheiro com ela.
(
) Ficou feliz, pois era o vestido que ela tinha visto na vitrine da loja
e queria muito ganhá-lo.
(
) Ficou feliz com a atitude da filha.
e) No último quadrinho a Mônica fez uma
proposta para sua mãe, qual foi a proposta? E qual era a verdadeira intenção da
Mônica ao dar de presente o vestido para sua mãe? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O que a tirinha tem a ver com
consumismo?
__________________________________________________________________________
g) Devemos comprar tudo que queremos, ou
apenas o que realmente precisamos?
__________________________________________________________________________
h) Você assistiu a um vídeo sobre
consumismo, descreva um pouco sobre o que você aprendeu e como deve agir para
ser um bom consumidor.
____________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Aluno(a):
______________________________________________________________________
Professora:
________________________________ Data:
_____ -_____-_____
Série:_____________________
Atividade de Ciências
A garota do poema de Elias José, “O que tem
nesta venda?” é bastante consumidora. Você não acha? O que nos leva a pensar um
pouco sobre consumo. Você sabe o que é consumir?
Consumir pode ser comprar, ganhar, achar...
enfim, é tudo aquilo que pertence a você. Tem pessoas que são muuuuito
consumistas, como a menina do texto, que vivia comprando tudo, quando não tinha
o que ela queria, levava logo outra coisa para substituir.
É importante comprarmos, precisamos de muitas
coisas. Mas, será que tudo que compramos é porque realmente precisamos? Espere
aí... Para e pense um pouco sobre tudo o que consumimos, precisamos mesmo de
tudo? Será que não poderíamos diminuir um pouco as nossas compras?
Você sabia que as pessoas consomem 30% mais
recursos do que a capacidade que o nosso planeta tem de se renovar? Se a
humanidade continuar consumindo tanto, em menos de 50 anos não teremos mais
como viver nesse planeta, serão necessários dois planetas Terra para suprir
nossas necessidades de água, energia e alimentação. E então amiguinhos, será
que temos como mudar esse quadro?
1)
Pense junto com seus coleguinhas
e criem uma nova ideia para que possamos consumir menos, sem deixar de lado
nossas necessidades.
___________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Faça um desenho que represente a ideia citada acima.
Consumo X Consumismo
Consumo: É adquirir somente o
necessário para nossa vivencia, como: alimento, roupa, calçado, energia, água,
moradia.
Consumismo: Quando se adquire produtos
exageradamente e sem necessidade, apenas pelo puro prazer de comprar, como:
vários aparelhos domésticos, muitos brinquedos, roupas muito caras... ...
http://shalon-educacao.blogspot.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)