Sequência Didática
Livro: Os três Jacarezinhos
Conteúdos: Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Objetivos: Trabalhar a interdisciplinaridade através da historinha “Os três jacarezinhos”.
· Desenvolver a escrita, leitura, oralidade, interpretação e compreensão da história por meio das atividades desenvolvidas.
· Realizar cálculos matemáticos e situações problema relacionados com a história.
· Conhecer características do jacaré e do Pantanal.
· Estudar e pesquisar sobre os diferentes tipos de moradias caracterizando uma a uma.
· Utilizar-se de situações lúdicas para aprendizagem.
. Compreender o gênero textual Paródia.
METODOLOGIA
· Lúdico;
. Atividades de Leitura e Escrita.
PROCEDIMENTOS
1º Momento:
· Iniciar as atividades com a leitura, em cartaz, da música:
· Cantar a música com a turma;
· Apresentar a capa do livro para exploração da mesma, explorando além do tema, por meio da imagem e do título, o autor e ilustrador do mesmo;
· Leitura do livro;
· Interpretação e compreensão oral;
· Atividade de comparação, entre a história lida e “Os três porquinhos”;
· Sortear um aluno para recontar a história por meio de imagens;
· Reescrita da história, em grupos, com ilustrações da mesma;
· Trabalhar a escrita da palavra Javali (Com os não alfabetizados).
2º Momento:
· Trabalhar as características físicas e psicológicas dos animais da história;
· Atividade de identificação das crianças com as características dos animais;
· Gráfico, trabalhando o personagem preferido pelas crianças na história;
· Sequência numérica (ligando os números para formar o jacaré);
· Quebra cabeça do jacaré.
3º Momento
· Onde vivem os jacarés? O que é um Pântano? Atividade xerocada.
· Trabalhar os tipos de moradia, com atividade mimeografada;
· Cartaz com os tipos de moradia para atividade de recorte e colagem;
· Trabalhar as partes do corpo do jacaré comparando-a ao corpo humano;
· Atividade de segmentação;
· Produção de texto: Continue a história
4º Momento
· Trabalhando a Paródia como gênero textual, com atividade xerocada;
· Produção de Paródia;
· Ditado de palavras relacionadas à temática.
· Quebra-cabeça de adição, em diferentes níveis.
· Situações Problema com os personagens da história.
· Trilha de interpretação da História.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; Avaliando o aprendizado da turma e com isso a própria prática docente.
O Jacaré
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam seus olhinhos
senão o jacaré
come seus olhinhos e o
dedão do pé.
que gosta de comer
escondam seus olhinhos
senão o jacaré
come seus olhinhos e o
dedão do pé.
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
escondam suas orelhas
senão o jacaré
come suas orelhas e o
dedão do pé.
que gosta de comer
escondam suas orelhas
senão o jacaré
come suas orelhas e o
dedão do pé.
Eu conheço um jacaré
que gosta de comer
esconda sua barriga
senão o jacaré
come sua barrigas e o
dedão do pé.
que gosta de comer
esconda sua barriga
senão o jacaré
come sua barrigas e o
dedão do pé.
OS TRÊS JACAREZINHOS
Era uma vez, três jacarezinhos que viviam com a mãe em um pântano láááááá lonje.
Um dia, a mãe disse...
__ Já é hora de vocês, rapazinhos, viverem por conta própria. Cuidem de construir casas fortes, o bastante para se protegeram do javali bundudo. O lanche preferido dele é um jacarezinho bem gordinho e macio.
Os três jacarezinhos partiram.
Logo encontraram algumas pedras.
__Arrá! Disse Jaca primeiro. Uma casa de pedras vai ser forte o bastante para me proteger do javali Bundudo.
__Péssima escolha! Disse Jaca segundo. __Pedras são pedras, e dão muito trabalho.
Muito trabalho mesmo! Disse o jaca terceiro.
__Pesadas ou não, eu vou construir minha casa com pedras.
E Jaca primeiro começou a empilhar PEDRAS. Seus irmãos mais velhos deram ‘’tchau’’ e continuaram andando. Até que...
PLUFT! Um graveto caiu na cabeça de jaca segundo. Ele olhou para cima. Era o gavião que fazia um ninho na árvore logo ali.
__Arrá! Vou construir uma casa de gravetos. Assim vai ser mais fácil.
__Péssima escolha, disse Jaca terceiro. Ainda assim, é muito trabalhoso. Jaca terceiro deu ‘’tchau’’ e continuou andando, até que...
CHUÁÁÁÁÁ! Jaca terceiro chegou a um rio, e parou para descansar sobre a areia fofa da margem.
__Arrááá! Uma casa de areia vai ser mais fácil de construir – disse.
__Então fez um grande monte de areia e nele cavou um túnel. A porta, ele fez de galhos.
__ Rá ! Riu Jaca terceiro. Javali bundudo nem vai saber que isso aqui é uma casa. Rastejou para dentro e dormiu.
Algum tempo depois, um barulhão acordou Jaca terceiro.
_Roinc, roinc! Oinc, oinc!__Jacarezinho, deixe-me entrar! Um jacarezinho macio estou a cheirar!
Jaca terceiro, estremeceu dentro da casa, mas respondeu!
__Vá embora bundudão! A porta eu não abro não!
__Então eu vou sacudir seu traseiro! Bum, bum, bum, e...vou esmagar essa casa! Javali bundudo remexeu os quadris e deu uma bundada na casa do Jaca terceiro.
Voou areia pra todo lado.
Jaca terceiro correu mais do que gato atrás de rato. Saiu rastejando pelos arbustos e foi rastejando pelos arbustos e foi para casa de Jaca segundo.
Não demorou nada, até que os dois jacarezinhos ouvissem um grande barulhão.
_Roinc, roinc! Oinc, oinc!__Jacarezinhos, me deixem entrar. Dois jacarezinhos macios estou a cheirar... Correr atrás de vocês me fez emagrecer. Agora preciso de dois jacarezinhos para me fortalecer!
Os dois jacarezinhos tremeram de medo ao ouvir a voz do Javali BUNDUDO, mas responderam!
__Vá embora Javalizão! Aqui você não põe o seu bundão!
__Então eu vou sacudir o meu traseiro! BUM, BUM, BUM. Eu vou esmagar essa casa, disse Javali Bundudo!
E remexeu os quadris e deu uma bum-bundada na casa do Jaca Segundo. Voaram gravetos para todo lado.
JacaSsegundo e Jaca Terceiro, correram mais rápido do que cobra atrás de coelho. E, aceleraram mato a dentro. Chegaram na casa de Jaca Primeiro.
Não demorou nada, até que os três jacarezinhos ouvissem um barulhão.
_Roinc, roinc! Oinc, oinc!__Jacarezinhos, me deixem entrar. Três jacarezinhos macios estou a cheirar... Correr atrás de vocês me fez emagrecer. Agora preciso de três jacarezinhos pra me fortalecer!
Os três jacarezinhos chocoalharam de medo do Javali Bundudo, mas responderam!
__Vá embora seu porção! Você e o seu bundão!
__Então eu vou sacudir o meu traseiro! BUM, BUM, BUM. Eu vou esmagar essa casa, disse Javali Bundudo!
E sacudiu, remexeu e rebolou, mas não conseguiu esmagar a casa do Jaca Primeiro.
__Eu ainda pego vocês! Bufou o Javali Bundudo!
Ele subiu no telhado e vou se espremendo chaminé adentro.
Grunhiu, guinchou e bufou e roncou... e assim foi descendo.
Mas os três jacarezinhos estavam prontos pra ele.
__PÉSSIMA escolha! Gritaram.
Quando o Javali bundudo finalmente se livrou do aperto da chaminé caiu bem em cima da grelha quente da churrasqueira de Jaca primeiro.
Livro: Os três jacarezinho
Autora: Helen Ketteman
Ilustração: Will Terry
Tradução: Cecília Martins
Editora: Autêntica
Autora: Helen Ketteman
Ilustração: Will Terry
Tradução: Cecília Martins
Editora: Autêntica
Nome:
______________________________ Data: ___-___-___
Professora: Rossana Márcia
Situações Problema
1)
Para construir sua
casa Jaca Primeiro usou 587 pedras, das quais 309 eram pequenos e 78 eram de
tamanho médio, sabendo-se que o restante era de tamanho grande, quantas eram as
pedras grandes?
Cálculo Resposta:
_______________________________________________________
2)
Jaca segundo
construiu sua casa de gravetos, no total ele usou 96 gravetos, sabendo-se que
ele deu 6 viagens para trazer todos os gravetos, quantos gravetos ele levou em
cada viagem?
Cálculo Resposta:
_______________________________________________________
3)
Jaca Terceiro
construiu sua casa de areia, no entanto, ele usou 12 gravetos para fazer a
porta. Alguns animais da floresta gostaram da casa e pediram para que ele
fizesse uma para cada um, sabendo-se que eram 7 animais, quantos gravetos ele
usou para fazer as portas de todas as casas que lhe foram encomendadas?
Cálculo Resposta:
_______________________________________________________
4)
Crie uma situação
problema com a operação a seguir e peça para um colega responder:
a)
234 – 108 +12=
Amei essas atividades!!!Havia feito a leitura , agora vou contextualizar ....
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirGostei muito desta atividade e vou usar na minha sala de aula. Muito obriga!!!
ResponderExcluirPor nada! Obrigada também pelo comentário.
ExcluirObrigada!
ResponderExcluirEstava procurando somente a história. Mas amei gostei muito.
ResponderExcluirQue bom que gostou, fico feliz em ajudar.
ResponderExcluir