domingo, 3 de junho de 2018

Projeto Leitura Também é Coisa de Criança - Alfabetização

Justificativa: 
O projeto Assim se aprende a Ler com certeza, terá inicio no primeiro bimestre do ano letivo do Centro de Educação Infantil Evangelina de Siqueira Lima. O projeto tem como intensão primordial, despertar na criança o prazer pela leitura, bem como seduzir a comunidade escolar, a fim de que todos se tornem mediadores da leitura.
A primeira Atividade será vivenciada na sala de aula: cada dia um(a) aluno(a) levará uma sacola de Leitura, com o Palhaço Leiturinha e uma fichinha para ser preenchida em casa, com os pais/responsáveis.
A segunda atividade ocorrerá bimestralmente, será o chá literário, com o tema para cada momento de acordo com os gêneros textuais trabalhados em sala de aula.
Procuramos transformar nossa Sala de Leitura em um espaço alfabetizador, com poemas, textos, livros e demais materiais auxiliadores da alfabetização.
Por fim, desejamos colocar em nossa rotina, a prática de convidar familiares para contar histórias.
Objetivos:
Promover situações que contribuam para a formação de mediadores de leitura; pais, familiares e educadores;
Despertar na criança o gosto pela leitura;
Inserir a comunidade escolar nos trabalhos escolares, instigando a participação da mesma na vida escolar das crianças;
Contribuir para a efetivação de um ambiente alfabetizador.
Missão Desafiadora:
Para que o projeto tenha andamento e bom desempenho, é preciso formar parceria entre escola e comunidade, no intuito de fortalecer o espírito do grupo entre os educadores: A equipe precisa estar unida, na certeza da importância de contribuírem para a formação dos Pequenos Leitores. O mesmo espírito de equipe deve ser passado para a comunidade escolar para que possam dar sua contribuição.
Ser ponte entre a leitura e a criatividade, no âmbito da desenvoltura das crianças, fonte irradiadora do despertar e do fomentar a paixão pelos livros, pelo belo, pelo cultural.
Estratégias:
Atividade permanente com o Palhaço Leiturinha.
Atividades diversificadas de leitura no dia-a-dia, com cronograma para as turmas.
Lanche Literário – Onde as crianças terão apresentação de leitura e atividades culturais, seguida de Chá Literário.
Desenvolvendo as Atividades
  1º Bimestre: Trabalharemos o gênero Poema, antes da atividade o mesmo já terá sido trabalhado em sala de aula, com as professoras de cada turma e pela coordenadora de biblioteca, chamando atenção para a expressividade na maneira como o poema deve ser lido. Cada aluno escolherá um poema. Será escolhido um aluno de cada turma para apresentar seu poema, na ocasião cada um dirá o motivo pelo qual escolheu aquele poema.  A escola convidará um poeta ou poetisa da cidade para se apresentar para as crianças.
A atividade será realizada no pátio da escola, aonde será exposta uma mesa com comidas e bebidas, após as apresentações o lanche será servido.
  2º Bimestre: O tema será música Infantil, lembrando que cada gênero já deve ter sido vivenciado nas turmas, uma vez que o projeto foi baseado na proposta curricular da escola.
Convidar pessoas da comunidade para se fantasiarem, cantar e brincar de roda com as crianças, na ocasião os professores apresentarão a origem de algumas músicas infantis, podendo fazer uso de Data Show para apresentação de pequenos slides ou vídeos curtos.
Na sequência passaremos para a mesa de lanche ao som de músicas infantis.

  3º Bimestre: O tema será fábulas, a escola irá convidar uma contadora de histórias para apresentar algumas fábulas para as crianças, caso alguma criança queira se apresentar a oportunidade lhe será concebida. Teremos exposição de trabalhos realizados nas turmas e na sequência o lanche será servido.

  4º Bimestre: Trabalharemos o tema conto. Serão convidadas pessoas da comunidade para apresentar histórias para as crianças, bem como professores da própria escola, ou de outras escolas. Na sequência, o lanche será servido.

Observação: Em cada ocasião deverá ter atividades expostas, bem como textos de acordo com o gênero trabalhado.
Avalição
A avaliação será continua, nos Encontros Pedagógicos e reunião de pais e mestres, tendo como objetivo melhorar o trabalho, sendo possível modificar o projeto sempre que houver necessidade.




“Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
                                                                          Paulo Freire


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