Tecnologias na sociedade e na escola
Há algum tempo atrás,
não muito distante, não era tão comum o uso da tecnologia na sociedade como um
todo; era algo pouco comum por causa das condições financeiras que
impossibilitava o acesso a ela. Mas com o passar do tempo à tecnologia se
tornou algo tão presente, principalmente na vida dos jovens, que se não
acompanharmos essa constante evolução tecnológica, perdemos o contato com os
jovens e com o mundo.
Foi na década de 80 que a tecnologia
educacional passou a ser vista de uma forma mais crítica, achava-se que o
computador iria descartar a necessidade do professor, que com a máquina em mãos
os alunos aprenderiam sozinhos. Argumentava-se ainda que a educação era carente
de outros recursos mais urgentes e mais baratos que o computador. Hoje temos outra visão, a de que a
informatização nas escolas é fundamental, no entanto, faz-se necessário que o
professor esteja presente para atuar junto ao educando, sendo mediador do
conhecimento, pois a realidade atual nos leva a um futuro, não muito distante
em que a tecnologia está ocupando um espaço cada vez maior em nossas vidas, e
de certa forma, querendo ou não estamos nos tornando cada vez mais dependentes
dela, tanto na vida secular, quanto no trabalho.
Ao longo da história, percebemos que a
tecnologia vem sendo usada na escola há bastante tempo, uma vez que a mesma não
se restringe apenas ao computador, vai desde o material didático que usamos nas
salas de aula, como o giz, o lápis, a lousa... até os mais modernos aparelhos
tecnológicos.
Diante das revoluções históricas da
civilização, observamos sempre uma invenção de alguma ferramenta que ampliou a
capacidade do ser humano de expressão e comunicação. Encontramos aqui o exemplo
da máquina a vapor e a criação da imprensa, como resultado da Revolução
Industrial.
Apesar de já ter havido um grande avanço, em
relação à tecnologia computadorizada nas escolas do país, o Brasil ainda está
muito longe do que a realidade social exige.
Não basta usar o computador é necessário
também mudar a metodologia do ensino, atribuindo sentido ao seu equipamento de
trabalho, procurando aprimorar nossos conhecimentos e assim fazendo uso
significativo dessa tão preciosa ferramenta e promovendo a inclusão digital nas
escolas.
Os usos das tecnologias permitem que os
alunos sejam tratados como indivíduos, que tenham experiências de aprendizado e
desenvolvam com a prática, talentos.
Independente da classe social, os alunos
estão acostumados a conviver com os recursos tecnológicos e o mundo de
informações neles contidos. As redes sociais estão fortemente presentes no dia
a dia da nova geração, podendo as mesmas serem usadas na escola, tornando as
aulas mais atrativas e assim os alunos não se sentirão entediados. É importante
que o professor tenha bastante criatividade para usar os recursos de forma
correta, utilizando as ferramentas apresentados como fonte do saber e aprender,
não apenas para bate papo sem objetivo.
Os benefícios trazidos por meio dos
recursos tecnológicos disponíveis ao professor são muitos, no entanto, o
professor precisa antes de tudo conhecer as ferramentas disponíveis, sabendo
utilizá-las para que o aprendizado de fato aconteça. É preciso aliar método e
metodologia na intensão de tornar o ensino mais interativo.
Para isso, o professor será mais criativo
sabendo utilizar adequadamente as tecnologias em sala de aula, sendo mediador
do conhecimento, pois a tecnologia está ocupando um espaço cada vez maior em
nossas vidas.
A Tecnologia e suas interfaces
Refletindo sobre a unidade estudada, no
que se refere ao uso das tecnologias, aprendemos o que é um computador,
identificamos as suas funções e o conceito de software, hardware e sistema
operacional.
Ampliamos nossa compreensão sobre as
possibilidades de comunicação disponíveis com o uso das tecnologias, conhecemos
o que é uso de fóruns e como navegar em conteúdo da internet.
A princípio conhecemos algumas
ferramentas na internet que serão úteis ao nosso cotidiano, como a biblioteca
virtual e o Google Tradutor. Em seguida, por meio de slide conhecemos a
importância do www, também exploramos a área de trabalho (desktop).
Durante o curso foi importante conhecer
o conceito de website, que é um local na web, as armadilhas da internet, como
invasões e vírus, o conhecimentos sobre watSap e seus perigos, uma vez que o
mesmo é monitorado pelo satélite. Ainda vimos algumas vantagens do programa
Linux, do navegador Firefox e o site de pesquisa mais utilizado pelos
internautas, o google.
Contudo, compreendemos a importância de
conhecermos cada vez mais e melhor o uso das tecnologias de suas interfaces. É
relevante percebermos que a informatização anda a passos largos e que temos a
necessidade de nos incluirmos cada vez mais na era digital.
Ganhos e Perdas na Era Digital
Considerando os ganhos na leitura e na
escrita digital temos: a agilidade na digitação de textos, a facilidade de
corrigir os erros ortográficos, a possibilidade de utilizar ou criar um
hipertexto, refazer o texto, entre outras.
Durante esse processo não temos apenas
ganhos, também perdemos muito, principalmente no que se refere à escrita, nossa
caligrafia vai perdendo a qualidade à medida que não praticamos o uso da
escrita, também ocorre o uso do plagio em trabalhos escolares.
Para evitar o plagio é necessário que
os professores solicitem aos seus alunos a fonte da pesquisa e façam
questionamentos sobre os trabalhos pesquisados.
Perdemos, de certa forma a leitura
linear e encontramos, na internet, uma leitura fragmentada, um tipo de leitura
hipertextual, o que provoca como toda mudança ganhos e perdas, na internet não
seria diferente, cabe ao usuário da mesma saber discernir o que melhor lhe
provém.
Magally e Rossana
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