sábado, 28 de junho de 2014

Sequência Didática: Alimentação para uma vida saudável.


      Objetivos do professor: Propor leituras de características básicas do gênero música e texto informativo. Formar opiniões críticas. Desenvolver atividades de leitura, escrita e oralidade.
       Objetivos do aluno: Compreender a importância dos alimentos saudáveis na nossa vida. Refletir sobre a prática de alimentos. Diferenciar alimentos típicos da nossa região. Áreas do conhecimento trabalhadas: Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Ciências.

      Iniciei o primeiro momento da aula retomando o livro “O que Ana sabe sobre alimentos saudáveis”, em seguida realizei alguns questionamentos sobre a alimentação de Ana: - Ana tem uma alimentação saudável? - O que é uma alimentação saudável?  - Quais dos alimentos citados no livro vocês conhecem? - Que outros alimentos conhecem? - Partindo do questionamento, produzimos na lousa, uma lista de alimentos conhecidos, realizando em seguida a leitura da mesma. Separamos os alimentos classificados como saudáveis e não saudáveis.
       No segundo momento, realizei com a turma a leitura da música “Pirulito que bate, bate...”, cantamos a mesma e em seguida comparamos a alimentação de Ana com a da música, dando ênfase à alimentação saudável. Com o nome PIRULITO escrito na lousa pedi que a turma contasse comigo o número de sílabas, destacando a sílaba inicial e final. Por fim as crianças ilustraram a canção e listaram os doces preferidos da turma, fazendo uma leitura coletiva da mesma.
     O terceiro momento se deu no dia 05, quando a convite da professora Cláudia do 2º ano, os alunos assistiram a uma palestra com a nutricionista para ter uma maior clareza do que seja uma alimentação saudável. Após a palestra, uma roda de conversa sobre o que aprenderam. Em seguida apresentei o slide da música “A SOPA” de Sandra Peres, entreguei a mesma xerocada e pedi que alguns alunos realizassem a leitura de forma individual e em voz alta. Realizei atividades de consciência fonológica e grafofônica. A atividade xerocada foi realizada no dia 06 com o auxílio do alfabeto móvel.
     No quarto momento apresentei a pirâmide dos alimentos, embora já conhecida por eles, reforcei, junto à turma, a importância da mesma e realizamos um trabalho de recorte e colagem, colocando os alimentos na pirâmide de acordo com a posição que eles ocupam na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário