sábado, 28 de junho de 2014

Tecnologias na sociedade e na escola


            Há algum tempo atrás, não muito distante, não era tão comum o uso da tecnologia na sociedade como um todo; era algo pouco comum por causa das condições financeiras que impossibilitava o acesso a ela. Mas com o passar do tempo à tecnologia se tornou algo tão presente, principalmente na vida dos jovens, que se não acompanharmos essa constante evolução tecnológica, perdemos o contato com os jovens e com o mundo.
   Foi na década de 80 que a tecnologia educacional passou a ser vista de uma forma mais crítica, achava-se que o computador iria descartar a necessidade do professor, que com a máquina em mãos os alunos aprenderiam sozinhos. Argumentava-se ainda que a educação era carente de outros recursos mais urgentes e mais baratos que o computador.  Hoje temos outra visão, a de que a informatização nas escolas é fundamental, no entanto, faz-se necessário que o professor esteja presente para atuar junto ao educando, sendo mediador do conhecimento, pois a realidade atual nos leva a um futuro, não muito distante em que a tecnologia está ocupando um espaço cada vez maior em nossas vidas, e de certa forma, querendo ou não estamos nos tornando cada vez mais dependentes dela, tanto na vida secular, quanto no trabalho.
      Ao longo da história, percebemos que a tecnologia vem sendo usada na escola há bastante tempo, uma vez que a mesma não se restringe apenas ao computador, vai desde o material didático que usamos nas salas de aula, como o giz, o lápis, a lousa... até os mais modernos aparelhos tecnológicos.
    Diante das revoluções históricas da civilização, observamos sempre uma invenção de alguma ferramenta que ampliou a capacidade do ser humano de expressão e comunicação. Encontramos aqui o exemplo da máquina a vapor e a criação da imprensa, como resultado da Revolução Industrial.
   Apesar de já ter havido um grande avanço, em relação à tecnologia computadorizada nas escolas do país, o Brasil ainda está muito longe do que a realidade social exige. 
   Não basta usar o computador é necessário também mudar a metodologia do ensino, atribuindo sentido ao seu equipamento de trabalho, procurando aprimorar nossos conhecimentos e assim fazendo uso significativo dessa tão preciosa ferramenta e promovendo a inclusão digital nas escolas.
       Os usos das tecnologias permitem que os alunos sejam tratados como indivíduos, que tenham experiências de aprendizado e desenvolvam com a prática, talentos.
    Independente da classe social, os alunos estão acostumados a conviver com os recursos tecnológicos e o mundo de informações neles contidos. As redes sociais estão fortemente presentes no dia a dia da nova geração, podendo as mesmas serem usadas na escola, tornando as aulas mais atrativas e assim os alunos não se sentirão entediados. É importante que o professor tenha bastante criatividade para usar os recursos de forma correta, utilizando as ferramentas apresentados como fonte do saber e aprender, não apenas para bate papo sem objetivo.
    Os benefícios trazidos por meio dos recursos tecnológicos disponíveis ao professor são muitos, no entanto, o professor precisa antes de tudo conhecer as ferramentas disponíveis, sabendo utilizá-las para que o aprendizado de fato aconteça. É preciso aliar método e metodologia na intensão de tornar o ensino mais interativo.

      Para isso, o professor será mais criativo sabendo utilizar adequadamente as tecnologias em sala de aula, sendo mediador do conhecimento, pois a tecnologia está ocupando um espaço cada vez maior em nossas vidas.

A Tecnologia e suas interfaces

         Refletindo sobre a unidade estudada, no que se refere ao uso das tecnologias, aprendemos o que é um computador, identificamos as suas funções e o conceito de software, hardware e sistema operacional.
         Ampliamos nossa compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com o uso das tecnologias, conhecemos o que é uso de fóruns e como navegar em conteúdo da internet.
         A princípio conhecemos algumas ferramentas na internet que serão úteis ao nosso cotidiano, como a biblioteca virtual e o Google Tradutor. Em seguida, por meio de slide conhecemos a importância do www, também exploramos a área de trabalho (desktop).
         Durante o curso foi importante conhecer o conceito de website, que é um local na web, as armadilhas da internet, como invasões e vírus, o conhecimentos sobre watSap e seus perigos, uma vez que o mesmo é monitorado pelo satélite. Ainda vimos algumas vantagens do programa Linux, do navegador Firefox e o site de pesquisa mais utilizado pelos internautas, o google.
         Contudo, compreendemos a importância de conhecermos cada vez mais e melhor o uso das tecnologias de suas interfaces. É relevante percebermos que a informatização anda a passos largos e que temos a necessidade de nos incluirmos cada vez mais na era digital.
Ganhos e Perdas na Era Digital

         Considerando os ganhos na leitura e na escrita digital temos: a agilidade na digitação de textos, a facilidade de corrigir os erros ortográficos, a possibilidade de utilizar ou criar um hipertexto, refazer o texto, entre outras.
         Durante esse processo não temos apenas ganhos, também perdemos muito, principalmente no que se refere à escrita, nossa caligrafia vai perdendo a qualidade à medida que não praticamos o uso da escrita, também ocorre o uso do plagio em trabalhos escolares.
         Para evitar o plagio é necessário que os professores solicitem aos seus alunos a fonte da pesquisa e façam questionamentos sobre os trabalhos pesquisados.
       Perdemos, de certa forma a leitura linear e encontramos, na internet, uma leitura fragmentada, um tipo de leitura hipertextual, o que provoca como toda mudança ganhos e perdas, na internet não seria diferente, cabe ao usuário da mesma saber discernir o que melhor lhe provém.
 

                                          Magally e Rossana



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